UM EVENTO DIFERENTE, INUSITADO E EXÓTICO!!! 02 de Novembro dia de Finados, interessante não acha??
- Eventos -Infor- História
- 22 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Cerimônia das Velas no cemitério de Mairinque...
A celebração tão tradicional na cidade de Mairinque que a cada ano, vem atraído um número maior de pessoas até o cemitério para participar das missas e, no final, assistirem aos atos preparados, cheios de luzes, fogos de artifício e com milhares de velas acesas pelas dezenas de voluntários e pelo público presente.
O Idealizador do Evento Edmundo, conta sobre a evolução da festa “quando completamos 15 anos de existência, fizemos uma grande festa de debutante, agora, aos 21 anos, o evento atinge seu ápice , portanto, preparamos várias surpresas, modificando alguns atos, mas que terão o mesmo impacto emocionante para o público”, explica o mesmo.
Ao ser questionado qual a quantidade de velas que serão acesas, Edmundo sempre diz. “Esse ano, como sempre, será milhares, mas, isso é o que menos importa nesse ano, porque, pra mim, não importa o tamanho do bolo que você me dá, mas sim, a intenção com que você me oferece. Então, como completamos 21 anos, o que desejamos é que o público compareça, participe e se emocione”.
O evento começa a partir das 19 horas, porém, o público deve chegar mais cedo para que encontrem melhores lugares e ajudem acender as velas, além, acompanhem o anoitecer no local e na sequencia o brilho das velas em todo cemitério.
👉 Como tudo começou.
Edmundo de Souza Figueiredo, criador da cerimônia das velas e atual coordenador do Cemitério Municipal, conta que em 1997, às vésperas do Dia de Finados, ao ir embora do cemitério depois de preparar o local para a missa de Finados, percebeu que havia algumas velas acesas no local, e que essa luz deixava o cemitério calmo e bonito. “Queríamos dar vida ao cemitério e desmistificar que o local é um lugar que dá medo e tristeza, aí tive a ideia de fazer essa cerimônia”, explica o coordenador. Então, desde 1998, o evento é realizado todos os anos, no dia 1º de novembro, sempre nos mesmos moldes, velas acesas em todas as ruas do cemitério, missa, fogos de artifício e luzes.
Comments